Aos vinte e dois dias do mês de fevereiro do ano do Senhor de dois mil e vinte e seis, por volta das dez horas da manhã, reuniram-se, na Cúria Metropolitana da Arquidiocese da Paraíba do Sul, os membros do Colégio de Consultores, legitimamente convocados, para procederem à eleição do Administrador Diocesano, em conformidade com as normas do Direito Canônico e as disposições vigentes da Santa Igreja.
Invocando a luz do Espírito Santo, foi iniciada a sessão com oração solene, pedindo-se sabedoria, prudência e fidelidade no discernimento, a fim de que fosse eleito aquele que melhor pudesse conduzir o rebanho de Cristo neste tempo de sede vacante.
Verificada a presença da maioria absoluta dos membros com direito a voto e declarada válida a constituição da assembleia, deu-se início ao processo de votação, realizado de forma secreta, livre e consciente, conforme prescreve a disciplina canônica.
Após a regular apuração dos votos, foi eleito, pela maioria dos votantes, o Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom Lucas Sales, para exercer o ofício de Administrador Diocesano da Arquidiocese da Paraíba do Sul.
Consultado na forma do Direito, Dom Lucas Sales aceitou o encargo que lhe foi confiado, manifestando espírito de serviço, comunhão e obediência à Santa Igreja, comprometendo-se a conduzir a Arquidiocese com zelo pastoral, equilíbrio e caridade.
Registra-se, outrossim, que a referida eleição foi devidamente comunicada e aprovada por Sua Eminência Reverendíssima, o Senhor Núncio Apostólico no Brasil, Dom Newton Card. Brandsma, confirmando-se, assim, sua plena validade e eficácia canônica.
Elevou-se, então, ação de graças a Deus pelo dom da unidade e pela assistência do Espírito Santo, suplicando que o novo Administrador Diocesano seja fortalecido na missão de guardar a fé, promover a comunhão e conduzir o Povo de Deus com coração de pastor.
Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão, e para constar lavrou-se a presente Ata, que, lida e achada conforme, vai assinada por mim, Chanceler, e pelos demais membros presentes.
Dado e passado na Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Paraíba do Sul, aos 22 dias do mês de fevereiro do ano do Senhor de 2026
Administrador Arquidiocesano eleito
Pe. Sávio Rodrigues
Chanceler
Pe. Angelo
Pe. Thomas
Pe. Sávio
Mons. Enzo