ATA DE ELEIÇÃO DE ADMINISTRADOR ARQUIDIOCESANO

ARQUIDIOCESE DA PARAÍBA DO SUL
CHANCELARIA ARQUIDIOCESANA


ATA DE ELEIÇÃO DE ADMINISTRADOR ARQUIDIOCESANO

Aos vinte e dois dias do mês de fevereiro do ano do Senhor de dois mil e vinte e seis, por volta das dez horas da manhã, reuniram-se, na Cúria Metropolitana da Arquidiocese da Paraíba do Sul, os membros do Colégio de Consultores, legitimamente convocados, para procederem à eleição do Administrador Diocesano, em conformidade com as normas do Direito Canônico e as disposições vigentes da Santa Igreja.

Invocando a luz do Espírito Santo, foi iniciada a sessão com oração solene, pedindo-se sabedoria, prudência e fidelidade no discernimento, a fim de que fosse eleito aquele que melhor pudesse conduzir o rebanho de Cristo neste tempo de sede vacante.

Verificada a presença da maioria absoluta dos membros com direito a voto e declarada válida a constituição da assembleia, deu-se início ao processo de votação, realizado de forma secreta, livre e consciente, conforme prescreve a disciplina canônica.

Após a regular apuração dos votos, foi eleito, pela maioria dos votantes, o Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom Lucas Sales, para exercer o ofício de Administrador Diocesano da Arquidiocese da Paraíba do Sul.

Consultado na forma do Direito, Dom Lucas Sales aceitou o encargo que lhe foi confiado, manifestando espírito de serviço, comunhão e obediência à Santa Igreja, comprometendo-se a conduzir a Arquidiocese com zelo pastoral, equilíbrio e caridade.

Registra-se, outrossim, que a referida eleição foi devidamente comunicada e aprovada por Sua Eminência Reverendíssima, o Senhor Núncio Apostólico no Brasil, Dom Newton Card. Brandsma, confirmando-se, assim, sua plena validade e eficácia canônica.

Elevou-se, então, ação de graças a Deus pelo dom da unidade e pela assistência do Espírito Santo, suplicando que o novo Administrador Diocesano seja fortalecido na missão de guardar a fé, promover a comunhão e conduzir o Povo de Deus com coração de pastor.

Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão, e para constar lavrou-se a presente Ata, que, lida e achada conforme, vai assinada por mim, Chanceler, e pelos demais membros presentes.

Dado e passado na Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Paraíba do Sul, aos 22 dias do mês de fevereiro do ano do Senhor de 2026

 Dom Lucas Salles, CCSH-M
Administrador Arquidiocesano eleito

Pe. Sávio Rodrigues
Chanceler 

Membros do Colégio de Consultores:
Pe. Angelo
Pe. Thomas
Pe. Sávio
Mons. Enzo

Postagem Anterior Próxima Postagem