Este site não tem nenhuma ligação com a realidade. Somos a representação da Igreja Católica no jogo Minecraft.

Anuário Arquidiocesano


ANUÁRIO ARQUIDIOCESANO 
ARQUIDIOCESE DE APARECIDA
-
A Diocese de Aparecida foi criada em 12 de outubro de 2021, durante a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, pelo Papa Bento VII. Este importante acontecimento foi oficializado através da Bula "Consolátrix Afflictorum". A diocese, com sede na cidade de Guarantiguetá, São Paulo, encontrou sua sede na matriz Santo Antônio de Pádua, designada como sua Igreja Catedral.

No presente ano, especificamente no dia 06 de dezembro, o mesmo Pontífice, reconhecendo a importância crescente da região e o fervor religioso de seus habitantes, elevou a Diocese de Aparecida à categoria de Arquidiocese Metropolitana. Esta, foi formalizada através da Bula "Vas Insigne Devotionis", conferindo à comunidade eclesiástica local uma nova dimensão de responsabilidade e prestígio.

Com o intuito de alinhar ainda mais a estrutura eclesiástica com o fervor devocional dos fiéis, em 30 de janeiro de 2022, o Papa Pio IV decretou a transferência solene da sede arquiepiscopal para a Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Este santuário, conhecido por sua majestosa beleza e significado espiritual, tornou-se a Catedral Metropolitana, simbolizando um novo capítulo na história da Arquidiocese.

Entretanto, o período subsequente foi marcado por desafios. Com a redução das atividades pastorais e uma ausência notável de iniciativas na região, Sua Santidade o Papa João tomou a difícil decisão de fechar temporariamente a Arquidiocese de Aparecida em 27 de setembro de 2022. Este período de suspensão foi visto como um tempo necessário para reflexão e reestruturação.

A resiliência e a dedicação da comunidade católica não passaram despercebidas. Observando o contínuo crescimento espiritual e pastoral da região, Sua Santidade o Papa Paulo II, reconhecendo as necessidades urgentes da população, decretou a reabertura da Arquidiocese de Aparecida em 05 de março de 2024. Esta reabertura marcou o início de uma nova era de renovação e vigor na missão evangelizadora da Igreja local, refletindo o compromisso inabalável da Santa Sé com os fiéis de Aparecida.

ARCEBISPOS METROPOLITANOS
ANUÁRIO ARQUIDIOCESANO 

BISPOS DIOCESANOS 

I. Dom Evaldo Júnior Card. Habsburgo 
Primeiro Bispo Diocesano de Aparecida

ARCEBISPOS METROPOLITANOS 

II. Dom Breno Marini
Primeiro Arcebispo Metropolitano de Aparecida

III. Dom Miguel Gurgel Nascimento 
Segundo Arcebispo Metropolitano de Aparecida 

IV. Dom Ryan Dias Card. Alcantara 
Terceiro Arcebispo Metropolitano de Aparecida 

V. Dom Henrique Azevedo Card. Gänswein 
Quarto Arcebispo Metropolitano de Aparecida 

VI. Dom Felipe Ferreira Ratzinger 
Quinto Arcebispo Metropolitano de Aparecida 

VII. Dom Pedro Schneider Card. Parolin 
Sexto Arcebispo Metropolitano de Aparecida 

VIII. Dom Pietro Albuquerque Vitalli Card. Ferraz
Sétimo Arcebispo Metropolitano de Aparecida

XVDom Evaldo Von Card. Habsburgo 
Oitavo Arcebispo Metropolitano de Aparecida

X. Dom Julio Hoffman Ferraz Card. Sarto 
Nono Arcebispo Metropolitano de Aparecida