Novena Solene | 3° dia da Festa da Padroeira com o Cardeal Soares

 

3° DIA DA FESTA DA PADROEIRA 2025
CATEDRAL DO PLANALTO

NOVENA SOLENE COM
CARDEAL SOARES

PROCISSÃO DE ENTRADA

Quando todos estiverem preparados, inicia-se o canto e organiza-se a procissão de entrada. Ao chegar ao altar, o pregador retira a mitra, faz apenas uma reverência sem beijá-lo, incensa a imagem de Nossa Senhora Aparecida e dirige-se à cadeira da presidência.

ORAÇÃO INICIAL:

Pres.: Em nome do Pai e do Flho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.

Pres.: Fazei-me digno de vos louvar, Ó Virgem Imaculada.
Todos: Dai-me força, defendei-me contra os vossos inimigos.

Pres.: Virgem puríssima, concebida sem pecado, e desde aquele primeiro instante toda bela e sem mancha, gloriosa Maria, cheia de graça, Mãe de meu Deus, Rainha dos anjos e dos homens, Senhora da Conceição Aparecida padroeira Nossa.

Eu vos saúdo humildemente como Mãe do meu Salvador, que com aquela estima, respeito e submissão, com que vos tratava, me ensinou quais sejam as honras e a veneração que eu devo prestar-vos; dignai-vos, eu vo-lo rogo, de receber as que nesta Novena vos consagro.

Vós sois o seguro asilo dos pecadores penitentes, e assim tenho razão para recorrer a vós; sois Mãe de misericórdia, e por este título não podeis deixar de enternecer-vos à vista das minhas misérias.

Sois depois de Jesus Cristo toda a minha esperança, e por esta razão não podereis deixar de reconhecer a terna confiança que tenho em vós; fazei-me digno de chamar-me vosso filho, para que possa confiadamente dizer-vos: mostrai que sois nossa Mãe.

Atendei-me desde vosso Augusto Santuário, naquela insigne imagem pela qual já nos trouxestes inúmeras bênção e Benefícios. Mostrai que sois a Senhora destas terras e deste povo; confirmai o vosso Padroado sobre nós, nos alcançando as graças e os auxílios que tanto necessitamos.

3° DIA

Pres.: Ó Maria, mística rosa de pureza, eu me alegro convosco, que gloriosamente triunfastes da infernal serpente, na vossa imaculada Conceição. E que fostes concebida sem mácula de pecado. Dou graças e louvo a Santíssima Trindade, que tal privilégio vos concedeu e vos suplico que me alcanceis força para superar todas as tentações do inimigo, e para não manchar minha alma com o pecado. Ah! Senhora, ajudai-me sempre, e fazei quem com a vossa proteção, sempre triunfe de todos os inimigos de nossa eterna salvação.

Reza-se: Pai Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

LADAINHA DE NOSSA SENHORA

Pres: Irmãos e irmãs, elevemos agora o nosso coração a Deus, pedindo a intercessão da Santíssima Virgem Maria. Que esta Ladainha, que iremos rezar com fé, suba ao Céu como um hino de amor e confiança na Mãe de Deus e nossa Mãe.

Entoa-se a ladainha e todos em seus lugares permanecem de pé, o celebrante pode ir a frente da imagem da Mãe Aparecida.

Pres: Deus de bondade, que nos destes Maria como Mãe e intercessora, acolhei benignamente as preces que vos apresentamos por meio dela. Concedei-nos, Senhor, por sua intercessão, as graças que mais necessitamos, e fazei de nós verdadeiros discípulos de Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém.

PARTILHA DA PALAVRA:

Faz-se a proclamação do Evangelho, seguido do momento de pregação.

D: O Senhor esteja convosco.
T: Ele está no meio de nós.

D: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo Lucas
T: Glória a vós, Senhor.

D: Naquele tempo, 5os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria. 7Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber?’ 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.

D: Palavra da Salvação.
T: Glória a vós, Senhor.

Segue-se com a pregação.

ORAÇÃO COMUNITÁRIA:

Pres.: Irmãos e irmãs, proclamemos a grandeza de Deus Pai todo-poderoso! Ele quis que Maria, Mãe de seu Filho, fosse celebrada por todas as gerações.

Leitor: Peçamos humildemente: Nossa Senhora Aparecida, rogai a Deus por nós!
Todos: Nossa Senhora Aparecida, rogai a Deus por nós!

1) Pelo Santo Padre, o Papa Bento, para que, amparado por Maria, conduza a Comunidade Católica em Minecraft no caminho do serviço e da misericórdia, rezemos ao Senhor.
2) Pela Santa Igreja de Deus, para que, inspirada por Maria, seja sempre firme na fé, na esperança e no testemunho da caridade, rezemos ao Senhor.
3) Pelo povo brasileiro, que espera e confia na intercessão da Virgem Maria, para que seja sempre mais acolhedor, justo e fraterno, rezemos ao Senhor.
4) Para que a Virgem Maria, a Senhora da Conceição Aparecida, continue a interceder pelos excluídos e pelas necessidades materiais e espirituais do povo brasileiro, rezemos ao Senhor.

ORAÇÃO FINAL:

Diante da imagem de Nossa Senhora, reza-se:

Pres.: Ó Maria Santíssima, que em vossa imagem milagrosa de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.

Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-nos, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos; acolhei-nos debaixo de vossa proteção; socorrei-nos em todas as nossas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de nossa morte. Abençoai-nos, ó Mãe celestial, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-nos em nossas fraquezas, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possamos louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.

Canta-se o hino enquanto a imagem é incensada. 

Pres.: Ó Maria Concebida Sem Pecado.
Todos: Rogai por nós que recorremos a Vós.

Pres.: Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Todos: Rogai por nós.

Pres: Ó Senhora da Conceição Aparecida, mostrai que sois a padroeira da nossa pátria e a mãe querida do povo brasileiro! Abençoai, defendei, salvai o vosso querido Brasil.
Todos: Amém.

BENÇÃO FINAL:

Pres.: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.

Pres.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho, + e Espírito Santo.
Todos: Amém.

Pres.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. 
Todos: Graças a Deus.

Entoa-se o canto final.
Postagem Anterior Próxima Postagem