Novena Solene | 2° dia da Festa da Padroeira com Dom Luiz Fernando

2° DIA DA FESTA DA PADROEIRA 2025
SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA

NOVENA SOLENE COM
DOM LUIZ FERNANDO

PROCISSÃO DE ENTRADA

Quando todos estiverem preparados, inicia-se o canto e organiza-se a procissão de entrada. Ao chegar ao altar, o pregador retira a mitra, faz apenas uma reverência sem beijá-lo, incensa a imagem de Nossa Senhora Aparecida e dirige-se à cadeira da presidência.

ORAÇÃO INICIAL:

Pres.: Em nome do Pai e do Flho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.

Pres.: Fazei-me digno de vos louvar, Ó Virgem Imaculada.
Todos: Dai-me força, defendei-me contra os vossos inimigos.

Pres.: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Todos: Assim como era no princípio, agora, e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.

Pres.: Virgem puríssima, concebida sem pecado, e desde aquele primeiro instante toda bela e sem mancha, gloriosa Maria, cheia de graça, Mãe de meu Deus, Rainha dos anjos e dos homens, Senhora da Conceição Aparecida padroeira Nossa.

Eu vos saúdo humildemente como Mãe do meu Salvador, que com aquela estima, respeito e submissão, com que vos tratava, me ensinou quais sejam as honras e a veneração que eu devo prestar-vos; dignai-vos, eu vo-lo rogo, de receber as que nesta Novena vos consagro.

Vós sois o seguro asilo dos pecadores penitentes, e assim tenho razão para recorrer a vós; sois Mãe de misericórdia, e por este título não podeis deixar de enternecer-vos à vista das minhas misérias.

Sois depois de Jesus Cristo toda a minha esperança, e por esta razão não podereis deixar de reconhecer a terna confiança que tenho em vós; fazei-me digno de chamar-me vosso filho, para que possa confiadamente dizer-vos: mostrai que sois nossa Mãe.

Atendei-me desde vosso Augusto Santuário, naquela insigne imagem pela qual já nos trouxestes inúmeras bênção e Benefícios. Mostrai que sois a Senhora destas terras e deste povo; confirmai o vosso Padroado sobre nós, nos alcançando as graças e os auxílios que tanto necessitamos.

2° DIA

Pres.: Ó Maria, lírio imaculado de pureza, eu me congratulo convosco, porque desde o primeiro instante da vossa Conceição fostes cheia de graça e além disto vos foi conferido o perfeito uso da razão. Dou graças e adoro a Santíssima Trindade, que vos concedeu tão sublimes dons; e me confundo totalmente na vossa presença ao ver-me tão pobre de graça. Vós, que de graça celeste fostes tão copiosamente enriquecida, reparti-a com a minha alma e fazei-me participante dos tesouros que começastes a possuir em vossa imaculada Conceição. 

Reza-se: Pai Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

LADAINHA DE NOSSA SENHORA

Pres: Irmãos e irmãs, elevemos agora o nosso coração a Deus, pedindo a intercessão da Santíssima Virgem Maria. Que esta Ladainha, que iremos rezar com fé, suba ao Céu como um hino de amor e confiança na Mãe de Deus e nossa Mãe.

Entoa-se a ladainha e todos em seus lugares permanecem de pé, o celebrante pode ir a frente da imagem da Mãe Aparecida.

Pres: Deus de bondade, que nos destes Maria como Mãe e intercessora, acolhei benignamente as preces que vos apresentamos por meio dela. Concedei-nos, Senhor, por sua intercessão, as graças que mais necessitamos, e fazei de nós verdadeiros discípulos de Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém.

PARTILHA DA PALAVRA:

Faz-se a proclamação do Evangelho, seguido do momento de pregação.

D: O Senhor esteja convosco.
T: Ele está no meio de nós.

D: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo Lucas
T: Glória a vós, Senhor.

D: Naquele tempo, 17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. 18Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”. 21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.

D: Palavra da Salvação.
T: Glória a vós, Senhor.

Segue-se com a pregação.

ORAÇÃO COMUNITÁRIA:

Pres.: Irmãos e irmãs, proclamemos a grandeza de Deus Pai todo-poderoso! Ele quis que Maria, Mãe de seu Filho, fosse celebrada por todas as gerações.

Leitor: Peçamos humildemente: Nossa Senhora Aparecida, rogai a Deus por nós!
Todos: Nossa Senhora Aparecida, rogai a Deus por nós!

1) Pelo Santo Padre, o Papa Bento, para que, amparado por Maria, conduza a Comunidade Católica em Minecraft no caminho do serviço e da misericórdia, rezemos ao Senhor.
2) Pela Santa Igreja de Deus, para que, inspirada por Maria, seja sempre firme na fé, na esperança e no testemunho da caridade, rezemos ao Senhor.
3) Pelo povo brasileiro, que espera e confia na intercessão da Virgem Maria, para que seja sempre mais acolhedor, justo e fraterno, rezemos ao Senhor.
4) Para que a Virgem Maria, a Senhora da Conceição Aparecida, continue a interceder pelos excluídos e pelas necessidades materiais e espirituais do povo brasileiro, rezemos ao Senhor.

ORAÇÃO FINAL:

Diante da imagem de Nossa Senhora, reza-se:

Pres.: Ó Maria Santíssima, que em vossa imagem milagrosa de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.

Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-nos, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos; acolhei-nos debaixo de vossa proteção; socorrei-nos em todas as nossas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de nossa morte. Abençoai-nos, ó Mãe celestial, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-nos em nossas fraquezas, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possamos louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.

Canta-se o hino enquanto a imagem é incensada. 

Pres.: Ó Maria Concebida Sem Pecado.
Todos: Rogai por nós que recorremos a Vós.

Pres.: Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Todos: Rogai por nós.

Pres: Ó Senhora da Conceição Aparecida, mostrai que sois a padroeira da nossa pátria e a mãe querida do povo brasileiro! Abençoai, defendei, salvai o vosso querido Brasil.
Todos: Amém.

BENÇÃO FINAL:

Pres.: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.

Pres.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho, + e Espírito Santo.
Todos: Amém.

Pres.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. 
Todos: Graças a Deus.

Entoa-se o canto final.
Postagem Anterior Próxima Postagem