Decreto | Brasão de armas | Prot. Nº 033/2025

 


DOM FREI NEWTON BRANDSMA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
ARCEBISPO METROPOLITANO DE APARECIDA

Prot. Nº 033/2025

Decreto e apresentação do brasão arquidiocesano 

Reverendos Sacerdotes,
Estimados Religiosos,
Carissimos Irmãos em Cristo,

Tendo em vista a nobre tradição da heráldica eclesiástica, a necessidade de representar de maneira simbólica, teológica e pastoral a identidade desta Sé Metropolitana, e após consulta ao Conselho Presbiteral e aos organismos de comunhão arquidiocesanos,

DECRETAMOS:

Art. 1º – Fica oficializado e apresentado à comunidade de fé o novo Brasão da Arquidiocese de Aparecida, cuja imagem acompanha este decreto.

Art. 2º – Este brasão será utilizado em todos os documentos oficiais, comunicações, mídias e selos da Arquidiocese, bem como nas sinalizações das sedes arquidiocesanas e eventos eclesiais.




1. Do escudo e do campo:
O escudo, de formato eclesiástico, apresenta-se partido em dois campos principais:

-O campo superior, dividido em dois setores, é de argento à destra e à sinistra.

-O campo inferior é preenchido por um campo de blau carregado por linhas de sable dispostas em losangos, representando uma rede de pesca submersa no mar, com ondas estilizadas em prata na base.

Esta partição simboliza a natureza celeste e terrena da missão da Igreja, a atividade evangelizadora e o episódio histórico do achado da Imagem da Virgem nas águas do Rio Paraíba do Sul.

2. Da coroa e do barco:
No centro do escudo, sobre o campo de blau, figura uma coroa real de ouro, encimada por um globo crucífero do mesmo metal, simbolizando a realeza e a soberania espiritual de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e titular da Arquidiocese.
Imediatamente abaixo, figura uma barca em posição de navegação, em marrom natural, representando a barca da Igreja, peregrina e missionária, bem como o elemento histórico do encontro da imagem por humildes pescadores.

3. Da rede e das águas:
A parte inferior do escudo é preenchida por um campo de blau, em que se insere uma rede de traços de sable, aludindo à pesca milagrosa e ao ministério pastoral da Igreja como “pescadora de homens”. As ondulações em argento evocam as águas do Rio Paraíba, lugar do achado da imagem sagrada, e a dimensão batismal da missão eclesial.

4. Da cruz e da flor-de-lis:
No chefe do escudo:

-À sinistra, vê-se uma flor-de-lis de ouro, emblema tradicional de pureza e da Santíssima Virgem Maria, representando a Imaculada Conceição.

-À destra, uma cruz também de ouro, símbolo da nossa redenção,

5. Dos ornamentos exteriores:

-O escudo é encimado por uma mitra episcopal de ouro e prata, adornada por três cruzes, que representa a autoridade do pastor arquiepiscopal.

Atrás do escudo, em pala, dispõem-se:

-À destra, um báculo pastoral de ouro, encimado por voluta flamejante, símbolo do governo espiritual e do zelo pastoral.

-À sinistra, uma cruz arquiepiscopal processional de dois braços, de ouro e sable, sinal da dignidade metropolitana.

6. Do listel e lema:
Sob o escudo, sobre um listel de argento com forro de sable, lê-se a inscrição em letras capitais de sable: "ARQUIDIOCESE DE APARECIDA", identificando a jurisdição eclesiástica e invocando o título sob o qual Maria Santíssima é venerada neste Santuário Nacional.




Dado e passado em Aparecida, aos 10 dias de junho de 2025

Dom Frei Newton Brandsma, O.Carm.
Arcebispo de Aparecida

Pe. Murilo Climaco
Chanceler do Arcebispado

Postagem Anterior Próxima Postagem