CATEQUESE - SOBRE A QUARESMA.
Arquidiocese de Aparecida | Catequese 02/2025
A QUARESMA:
A Quaresma é um tempo litúrgico que nos conduz ao coração do mistério cristão: a Páscoa. Durante quarenta dias, a Igreja nos convida a trilhar um caminho de conversão, marcado pela oração, pelo jejum e pela esmola.
CRISTO EXEMPLO PARA NÓS:
Antes de iniciar sua vida pública, Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto, onde jejuou por 40 dias e sofreu as tentações do demônio (Mt 4,1-11). No entanto, Cristo resistiu, ensinando que a verdadeira força não está nos bens deste mundo, mas na fidelidade a Deus. Seu tempo no deserto simboliza para nós a necessidade de purificação e fortalecimento espiritual, mostrando que a luta contra o pecado exige vigilância, renúncia e uma confiança inabalável no Pai.
AJUDA DIVINA NA QUARESMA:
Nao podemos considerar a Quaresma como uma época a mais, como uma simples repetição cíclica do tempo litúrgico. Este momento é único; é uma ajuda divina que temos que aproveitar. Jesus passa ao nosso lado e espera de nós - hoje, agora - uma grande mudança. É Cristo que passa.
CRISTO EXEMPLO PARA NÓS §2:
Na Paixão, a Cruz deixou de ser símbolo de castigo para converter-se em sinal de vitória. A Cruz é o emblema do Redentor: in quo est salus, vita et resurrectio nostra: ali está a nossa saúde, a nossa vida e a nossa ressurreição, tomar a nossa cruz significa se igualar a Cristo em seu ministério de servo e aprender com ele como fazer a vontade de Deus em nossas vidas em favor do próximo.
CONVITE E EXPLICAÇÃO QUARESMAL:
Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.
A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.
A prática da Quaresma data desde o século IV, quando se dá a tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. Conservada com bastante vigor, ao menos em um princípio, nas Igrejas do oriente, a prática penitencial da Quaresma tem sido cada vez mais abrandada no ocidente, mas deve-se observar um espírito penitencial e de conversão.
PRECEITOS A QUAL A SANTA IGREJA PEDE:
Nós católicos devemos cumprir o preceito da Igreja do jejum e da abstinência de carne (Compêndio do Catecismo 432): nos dias estabelecidos pela Igreja, assim como o da confissão e Comunhão anual.
O jejum consiste em tomar uma única refeição no dia, embora se possa comer menos do que é costume de manhã e à noite. Em caso de doença, a pessoa é dispensada de jejuar. São obrigados a viver a lei do jejum todos os maiores de idade, até terem cumprido cinquenta e nove anos de idade (cf. CIC, 1252).
Abstinência significa privar-se de comer carne (vermelha ou branca e seus derivados). A lei da abstinência obriga os que já cumpriram catorze anos de idade (cf. CIC, 1252). “A Conferência episcopal pode determinar mais pormenorizadamente a observância do jejum e da abstinência, e bem assim substituir outras formas de penitência, sobretudo obras de caridade e exercícios de piedade, no todo ou em parte, pela abstinência ou jejum” (Código de Direito Canônico, 1253).
OBJETIVO:
Sendo assim, O Foco da Quaresma sempre foi e continuará sendo a nossa conversão ao Senhor e ao que Ele quer de nossa vida e do mundo. Nossa conversão pessoal e institucional, porém, deve sempre se concretizar ,ser visível.
Padre Tiago Silva
Coordenador Arquidiocesano de Pastoral e Ação Evangelizadora