Este site não tem nenhuma ligação com a realidade. Somos a representação da Igreja Católica no jogo Minecraft.

Nota de Repúdio | Arquidiocese de Aparecida

{ NOTA DE REPÚDIO }
ARQUIDIOCESE METROPOLITA DE APARECIDA

———————————


✠ MITRA ARCHIEPISCOPALIS ✠

Exorto-vos, pois, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados, com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade. Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança. A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores. Mas, pela prática sincera da caridade, cresçamos em todos os sentidos, naquele que é a cabeça, Cristo. Não deis lugar ao demônio. Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas só a que for útil para a edificação, sempre que for possível, e benfazeja aos que ouvem. Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção. Antes, sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo.” (Efésios 4:1-4,11-15,17,19-22,27,29-32)

Nós, sacerdotes, somos convidados a nos revestir de humildade, uma característica essencial deste nosso sacerdócio cristão. A humildade não é apenas uma virtude a ser cultivada, mas também um reflexo do sacerdote que, como eleito de Deus, serve o rebanho em cooperação com a Ordem Episcopal e é consagrado a Cristo, o Sumo Sacerdote. Esse chamado nos lembra constantemente que o ministério sacerdotal deve refletir a imagem de Cristo, promovendo a paz, a reconciliação e a verdadeira caridade em todas as nossas ações.

A Arquidiocese Metropolitana de Aparecida expressa seu profundo REPÚDIO aos atos de insubordinação, insultos, má educação e ameaças cometidos pelo Revmo. Sac. Edgar Costa, do clero da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Tais comportamentos são absolutamente inaceitáveis e contrários aos princípios fundamentais da nossa fé.

É lamentável que atitudes como essas prejudiquem a harmonia e a unidade da nossa Igreja, ferindo sacerdotes e bispos que dedicam suas vidas ao serviço do povo de Deus. Expressamos nossa solidariedade e total apoio aos clérigos afetados, sobretudo os senhores Bispos, reafirmando nossa confiança em seu ministério e dedicação ao Evangelho.

Ao Revmo. Sac. Padre Edgar, em fraterna e paterna exortação, convidamos a relembrar a primeira e a última pergunta do interrogatório de sua ordenação presbiteral:

1. Queres, pois, desempenhar sempre a missão de sacerdote no grau de Presbítero, como fiel colaborador da Ordem episcopal, apascentando o rebanho do Senhor, sob a direção do Espírito Santo?

2. Queres unir-te cada vez mais ao Cristo, sumo Sacerdote, que se entregou ao Pai por nós, e ser ele consagrado a Deus para a salvação da humanidade?

E aquela última, na qual você respondeu perante Deus e o povo:

- Prometes respeito e obediência ao teu Bispo?

Que a paz de Cristo reine em nossos corações, e que possamos sempre buscar a humildade, o respeito, a caridade e a obediência, seguindo o exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo. Oramos para que o Sac. Edgar Costa encontre o caminho da humildade e da verdadeira conversão, restaurando assim a comunhão e a fraternidade.

Aparecida, 03 de agosto de 2024.

Fraternal e paternalmente,



Dom Pietro Albuquerque Card. Ferraz
Arcebispo Metropolitano


Côn. Henrique Azevedo Gänswein
Chanceler do Arcebispado