Este site não tem nenhuma ligação com a realidade. Somos a representação da Igreja Católica no jogo Minecraft.

Orientação Circular sobre as Vestes Clericais | Prot. 015/24

DOM PEDRO SCHNEIDER CARDEAL PAROLIN 
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA 
ARCEBISPO METROPOLITANO DE APARECIDA 

A todos os que este nosso decreto virem e ouvirem, saúde e paz da parte de Deus!

“Todo sumo sacerdote é escolhido dentre os homens e designado para representá-los em questões relacionadas com Deus e apresentar ofertas e sacrifícios pelos pecados.” (Hb 5,1)

O sacerdote encontra, enfim, a sua identidade mais profunda no próprio Cristo, que é o Sumo Sacerdote e Mediador da nova e eterna Aliança (Cf. Hb 4,14). No Novo Testamento, Jesus Cristo é apresentado como o único Mediador entre Deus e os homens, Ele que se entregou em favor de todos (Cf. 1Tm 2,5-6).

O sacerdote, por meio de uma configuração que transforma a sua vida profundamente, torna-se “in persona Christi”, mediador entre Deus e os homens. Escolhido dentre os homens, este passa a existir em favor dos homens (Cf. Hb 5,1). O sacerdote está marcado com o selo do sacerdócio de Cristo para participar da sua função e missão. Desta união sacramental a Jesus Cristo, vemos que o sacerdote é um homem de Deus, por isso ele é chamado a viver esta união profunda por meio da intimidade divina, é chamado a ser um “especialista” dos mistérios divinos para assim comunicar aos homens.

O sacerdote é outro Cristo e a cada dia, por meio do Sacerdócio, ele vai descobrindo este grande dom, mistério e missão. O mais belo é também perceber que tudo isso passa e se realiza por meio da pobre fragilidade humana, que não é destruída pela grandeza divina, mas assumida, desposada e transformada por Ele, revelando-nos a verdade mais profunda de nós mesmos.

Nós, Presbíteros da Santa Igreja de Jesus, que está no Minecraft, apesar de uma realidade virtual, devemos representar Cristo Jesus em nosso meio. Somos responsáveis por trasmitir ao povo de Deus, a mensagem de salvação, oferecer o Santo Sacrifício, dentre muitas outras responsabilidades. No entanto, nós como represententes de Cristo, se faz necessário, estarmos adequadamente vestidos, com as vestes próprias de um Sacerdote, Diácono e também os Seminaristas. 

Assim, por meio deste, decretamos as seguintes vestes oficiais dos Clérigos e Seminaristas:

SEMINARISTAS PROPEDÊUTAS
Formação Incipiente 

Uso Cotidiano: Camiseta Branca (Sem Clerygman); calça social com ou sem cinto; meias pretas e sapatos sociais pretos. 

Vestes Litúrgicas para a Missa: Túnica Branca com síngulo dourado. 

SEMINARISTAS MAIORES
Formação Sacerdotal 

Uso Cotidiano: Camiseta ou Camisa Clerical (Preta ou Branca); clerygman: calça social com ou sem cinto, meias pretas, e sapatos sociais pretos. 

Uso Cotidiano II: Batina Preta sem faixa e sem peregrineta; Colarinho Romano ou Clerygman; filetes e botões pretos; meias pretas e sapatos sociais pretos. 

Vestes Litúrgicas para a Missa: Batina preta sem faixa; colarinho Romano o Clerygman; filetes e botões pretos; meias pretas; sapatos sociais pretos; e sobrepeliz.

DIÁCONOS
Permanentes e Transitórios 

Uso Cotidiano: Camiseta ou Camisa Clerical (Preta, Branca ou Azul); clerygman: calça social com ou sem cinto, meias pretas, e sapatos sociais pretos. 

Uso Cotidiano II: Batina Preta com faixa e sem peregrineta; Colarinho Romano ou Clerygman; filetes e botões pretos; meias pretas e sapatos sociais pretos. 

Vestes Litúrgicas para a Missa: Alva ou Túnica Branca; Cíngulo Dourado ou a cor litúrgica; Estola Diaconal e Dalmática. 

Em ocasiões especiais: Pode-se usar o Ferraiolo; o barrete; a Batina Branca com faixa branca, filetes e botões pretos sem peregrineta, (Em dias de calor). 

PRESBÍTEROS 
 Incardinados 

Uso Cotidiano: Camiseta ou Camisa Clerical (Preta, Branca e Azul); clerygman: calça social com ou sem cinto, meias pretas, e sapatos sociais pretos. 

Uso Cotidiano II: Batina Preta com faixa e com peregrineta; Colarinho Romano ou Clerygman; filetes e botões pretos; meias pretas e sapatos sociais pretos. 

Vestes Litúrgicas para a Missa: Alva ou Túnica Branca; Cíngulo Dourado ou a cor litúrgica; Amito; Estola Sacerdotal e Casula. 

Em ocasiões especiais: Pode-se usar o Ferraiolo; o barrete; a Batina Branca com faixa branca, filetes e botões pretos com peregrineta, (Em dias de calor). 

NORMATIVAS E PROIBIÇÕES

I. Por meio desta, ficam SUSPENSOS, o uso de qualquer outra veste que não esteja nesta referida listagem, ou as referentes vestimentas; 

• Camisa Clerical cinza, ou as demais cores não presentes no documento;
• Batina Cinza ou demais cores não presentes no documento;
• Barrete para Co-Celebracão;
• Vestes Corais para o clérigos (Salvo os bispos);
• Solidéu para Padres detentores ou não, de títulos.

II. Todas estas letras deverão ser seguidas e aplicadas conforme pede o decreto. Aquele que não vier a cumprir, seja de tal modo suspenso ou demitido de ordem.

Sem mais, rogamos à intervenção de Maria Santíssima, a Senhora Aparecida, Mãe de Deus e nossa, para que faça descer copiosas bênçãos dos Céus.

Dado em Aparecida, aos cinco dias do mês de abril, do ano da graça do Senhor de 2024.



Arcebispo Metropolitano de Aparecida 

Mons. Bruno Alexandre 
Chanceler do Arcebispado