Este site não tem nenhuma ligação com a realidade. Somos a representação da Igreja Católica no jogo Minecraft.

Livreto Celebrativo | Hora Santa Vocacional


LIVRETO CELEBRATIVO 
HORA SANTA VOCACIONAL 
PRESIDIDA PELO ARCEBISPO DE APARECIDA 
CARDEAL DOM PEDRO PAROLIN

RITOS INICIAIS 

Com: Irmãos e irmãs, vamos iniciar a adoração de Jesus Cristo Sacramentado, presente na Hóstia consagrada com o seu Corpo e Sangue. Alegremo-nos por estarmos aqui, face a face diante do Senhor. Que Ele mesmo tome conta desse tempo que lhe consagramos, como também do nosso coração, dos nossos sentidos e da nossa mente. Que afaste de nós toda distração, toda preocupação e perturbação para que possamos inteiramente nos expor a ação salvadora do seu Amor. Queiramos, então, abrir-nos a este amor que vem curar as nossas feridas e encorajar-nos enfrentar as adversidades da vida. Durante esse encontro com o Senhor vamos fazer alguns momentos de silêncio. Sentados aos pés de Jesus, como Maria, irmã de Marta de Betânia, escutaremos o que o Senhor quer nos dizer.

Dando o início a esta adoração, cantemos o canto eucarístico (enquanto o sacerdote fará a exposição do Santíssimo Sacramento).

CANTO
Cantemos a Jesus Sacramentado 

1. Cantemos a Jesus Sacramentado! / Cantemos ao Senhor! / Deus está aqui, dos anjos adorado! / Adoremos a Cristo Redentor.

Ref. Glória a Cristo Jesus! / Céus e Terra, bendizei ao Senhor! / Louvor e Glória a Ti, / ó Rei da glória, / Amor eterno a Ti, / ó Deus de Amor.

2. Unamos nossas vozes aos cantares / do coro celestial! / Deus está aqui! / Ao brilho dos altares / exaltemos com gozo angelical!

3. Jesus, acende em nós a viva chama / do mais fervente amor, / Deus está aqui. / Está porque nos ama, / como Pai, como amigo e benfeitor.

ATO DE FÉ

Pres: Senhor Jesus Cristo, nós estamos na Vossa presença. Cremos que estais verdadeiramente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Em primeiro lugar, prostrados diante de Vós, queremos professar esta fé.

Todos: Senhor, nós cremos, mas aumentai a nossa fé!

Pres: Com alegria estamos aqui, diante de Vós, Senhor. Queremos dar glória ao Vosso Santo Nome e dizer-vos, aqui, na presença da Vossa Igreja que vos amamos de todo coração. Fostes Vós que nos amastes primeiro, quando ainda éramos pecadores… O Vosso infinito Amor nos resgatou e nos conferiu a dignidade de vossos filhos. Senhor, só Vós sois o Deus vivo e verdadeiro. Só Vós sois o Criador e o Redentor. Por isso todo o nosso ser, toda nossa alma e os pensamentos se voltam, nesse momento para Vós.

Todos: Jesus, aqui estamos / para vos dizer que vos amamos. / Queremos que sejas o nosso único Senhor. / Queremos ficar sempre mais perto de Vós, / e servir-vos generosamente / com toda a nossa vida.

Pres: Cremos, Senhor, no mistério da Eucaristia, na qual renova-se o Sacrifício da Cruz para a nossa salvação e a do mundo. Ela é a máxima expressão do Vosso amor e está tão perto de nós.

Todos: Senhor, nós cremos no Vosso amor, mas aumentai a nossa fé!

Pres: Cremos, Senhor, que a Eucaristia além de ser um dom gratuito Vosso, é também a missão. Nos compromete com o Vosso Amor e nos encoraja a nos doarmos como o pão, aos nossos semelhantes.

Todos: Deus, Pai do Céu, / nós cremos em Vosso Amor por nós / e por todos os homens e mulheres./ Aumentai em nós a fé em Cristo Eucarístico. / Iluminai as trevas dos nossos corações, / concedei-nos uma esperança firme, / e um amor perfeito.

CANTO
PROVA DE AMOR 

Prova de amor maior não há,/ Que doar a vida pelo irmão.

1. Eis que eu vos dou / O meu novo mandamento: /

Amai-vos uns aos outros, / como eu vos tenho amado.

2. Vós sereis os meus amigos, / Se seguirdes meu preceito:

Amai-vos uns aos outros, / como eu vos tenho amado.

3. Como o Pai sempre me ama, / Assim também eu vos amei:

Amai-vos uns aos outros, / como eu vos tenho amado.

4. Permanecei em meu amor / E segui meu mandamento:

Amai-vos uns aos outros, / como eu vos tenho amado.

Leitura breve“Eu garanto a vocês: quem ouve a minha palavra e acredita naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, porque já passou da morte para a vida”. (J 5,24)

Um momento de silêncio…

ATO DE ADORAÇÃO

Pres: Senhor, estamos na Tua presença. De Ti viemos. Tu nos criaste. Ensina-nos a adorar-te com toda a alma e com toda a nossa vida. Queremos viver realizando a missão que nos confiastes, contribuindo assim para a realização do Vosso infinito plano de amor. Tu queres que todos os homens, Teus filhos, sejam felizes e tenham a “vida em abundância” seguindo o caminho do Grande Mandamento de Amor.

Todos: Nós vos adoramos, Santíssimo Senhor, Jesus Cristo, aqui e em todas as Vossas igrejas que estão no mundo inteiro, e vos bendizemos porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo.

CANTO
Te amarei 

1. Me chamaste para caminhar na vida contigo,

decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás.

Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma,

é difícil agora viver sem lembrar-me de Ti.

Te amarei, Senhor. (bis) Eu só encontro a paz e a alegria bem perto Ti (2x).

2. Eu pensei muitas vezes calar e não dar nem resposta,

eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de Ti.

Mas Tua força venceu e ao final eu fique seduzido,

é difícil agora viver sem saudades de Ti.

3. Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitário,

pois conheces a minha fraqueza e o meu coração.

Vem ensina-me a viver a vida na Tua presença,

no amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união.

Leitura breve“Senhor, nosso Deus, Tu és digno de receber a glória, a honra e o poder. Porque Tu criaste todas as coisas. Pela Tua vontade elas começaram a existir e foram criadas” (Ap 4,11).

Um momento de silêncio…

ATO DE PERDÃO

Pres: Senhor, agora queremos pedir-vos perdão. Somos pecadores e o pecado separa-nos de Vós que sois a Vida. O pecado impede-nos de sentir e viver o Vosso Amor. Queremos estar diante de Vós livres do mal e dispostos a fazer Vossa vontade. Queremos que essa adoração vos agrade e sirva para a nossa santificação. Perdão por tantas coisas que não deixam o Vosso amor habitar em nós e que nos separam uns dos outros. Queremos ser “novas criaturas”, Senhor, por isso viemos pedir-vos perdão.

Todos: Perdão, Senhor, / imploramos a Vossa misericórdia!

CANTO 
Perdão, Senhor 

Perdão, Senhor, tantos erros cometi. Perdão, Senhor, tantas vezes me omiti.

Perdão, Senhor, pelos males que causei, pelas coisas que falei, pelo irmão que eu julguei (bis)

Piedade, Senhor. Tem piedade, Senhor. Meu pecado vem lavar com seu amor.

Piedade, Senhor. Tem piedade, Senhor. E liberta minha alma para o amor.

Perdão, Senhor, porque sou tão pecador. Perdão, Senhor, sou pequeno e sem valor.

Mas mesmo assim, Tu me amas, quero então,

te entregar meu coração, suplicar o Teu perdão. (2x)

Leitura breve: “Se alguém diz: ‘Eu amo a Deus’ e, no entanto, odeia o seu irmão, esse tal é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê. E este é justamente o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também o seu irmão” (1Jo 4,20-21).

Um momento de silêncio…

ATO DE LOUVOR

Pres: O homem foi criado à imagem e à semelhança de Deus. Sendo ele a mais perfeita das criaturas, por ter a inteligência e a alma imortal, assume em nome de toda a criação, a ação de graças e o louvor ao Senhor do Céu e da Terra. Unamo-nos, então, aos anjos e santos, a todo o Universo louvando e bendizendo o nosso Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Vós sois digno, Senhor nosso Deus, de receber honra, glória e poder!

T. Poder, honra e glória ao Cordeiro de Deus!


PRECES DA COMUNIDADE 
Ato de Petição 

Pres: Somos filhos de Deus e Ele sabe de tudo que estamos precisando, porém quer que O peçamos confiantes e perseverantes. Conforme o próprio Jesus Cristo nos garante, qualquer coisa que pedirmos em seu Nome, receberemos. 

Apresentemos agora os nossos pedidos, lembrando também das necessidades da Igreja e do mundo inteiro.

T: Senhor, ouvi esta prece e atendei-nos, pois confiamos em Vós.

L. Pela Igreja, o Povo de Deus, com o nosso Papa Paulo II o nosso Bispo Pedro com todos os bispos, sacerdotes e ministros. Unidos na fé e na caridade, dedicados ao anúncio do Evangelho, sejam para o mundo um sinal atraente do Reino de Deus.

T: Senhor, ouvi esta prece e atendei-nos, pois confiamos em Vós.

L. Pelas vocações sacerdotais e religiosas, que o Senhor chame do meio das comunidades muitos jovens generosos e decididos, prontos a se doar à causa do Reino, pois “a messe é grande e poucos são os operários”.

T: Senhor, ouvi esta prece e atendei-nos, pois confiamos em Vós.

L. Pela nossa comunidade virtual, que seja renovada pela ação do Espírito Santo. Que seja evangelizadora e seguidora autêntica de Jesus Cristo. Que cessem as divisões e discórdias e todos saibam buscar a glória de Deus e o bem do próximo.

T: Senhor, ouvi esta prece e atendei-nos, pois confiamos em Vós.

L. Pelas nossas famílias, pelos parentes, amigos e benfeitores, que o Senhor abençoe a todos. Que proteja de todo mal, dê saúde do corpo e da alma e a nós todos permita chegar à glória da vida eterna.

T: Senhor, ouvi esta prece e atendei-nos, pois confiamos em Vós.

L. Num momento de silêncio apresentemos ao Senhor os nossos pedidos pessoais…

TConcede-nos, Senhor, / nosso Deus, / uma inteligência que te conheça, / um zelo que te procure, / uma sabedoria que te encontre, / uma vida que te agrade, / uma perseverança que espere por ti confiante, / e uma confiança / que finalmente chegue a possuir-te. / Ó tu que, sendo Deus, / vives e reinas por todos os séculos. / Amém.

Leitura breve“Eu garanto a vocês: se vocês pedirem alguma coisa a meu Pai em meu nome, Ele a concederá. Até agora vocês não pediram nada em meu nome: peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa” (J 16,23b-24).

ATO DE AGRADECIMENTO

D. Senhor, foi bom estarmos aqui! Agora vamos nos despedir. Temos a certeza que a Vossa bênção vai nos acompanhar sempre, para que em Vosso Nome possamos ir ao encontro dos desafios que a vida traz. E também, que possamos revelar o vosso rosto para o mundo, que constantemente insiste: “Queremos ver Jesus!” Receba, Senhor, o nosso agradecimento por este tempo de bênção que passamos aqui, na Vossa presença.

TOnipotente, / Santíssimo, / Altíssimo e Soberano Deus, / que sois todo o bem, / o sumo Bem, / a plenitude do Bem, / que só Vós sois bom, / nós vos tributamos todo o louvor, / toda a glória, / toda a ação de graças, / toda a exaltação, / e todo o bem. / Amém.

ORAÇÕES AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Pres: Oremos pelo nosso Papa Paulo.
Ass: Que o Senhor o guarde e lhe conceda longa vida, torne-o feliz na terra e não o deixe cair sob a ira dos seus inimigos.

Pres: Tu és Pedro.
Ass: E sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.

Pres: OREMOS: Deus, pastor e guia de todos os fiéis, olhai cheio de bondade para o Santo Padre, o Papa  Paulo, a quem quisestes colocar à frente da vossa Igreja como pastor. Concedei-lhe, vos pedimos, a graça de fazer, por suas palavras e por seu exemplo, com que progrida na virtude aqueles de quem é chefe, e chegue, com o rebanho que lhe foi confiado, à vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.

Pres: Oremos pelo nosso Bispo Pedro.
Ass: Que ele permaneça firme e apascente o seu rebanho na vossa fortaleza, Senhor, na sublimidade de vosso nome.

Pres: Tu és sacerdote para sempre.
Ass: Segundo a ordem de Melquisedeque.

Pres: OREMOS: Ó Deus que velais sobre o vosso povo com bondade e o conduzis com amor, dai o Espírito de sabedoria e a abundância de vossas graças a vosso servo, nosso Bispo Pedro, a quem confiastes o cuidado de nossa direção espiritual, para que eles cumpram fielmente junto de nós os deveres do ministério sacerdotal e receba na eternidade a recompensa e um fiel dispensador. Por Cristo, Senhor nosso.

Ass: Amém.

Dá-se início à Bênção do Santíssimo Sacramento.

CANTO DO TÃO SUBLIME

Enquanto canta-se o Tão Sublime Sacramento, é recomendável incensar o Santíssimo.

CANTO: TÃO SUBLIME SACRAMENTO ADOREMOS NESTE ALTAR,
POIS O ANTIGO TESTAMENTO DEU AO NOVO O SEU LUGAR.
VENHA A FÉ POR SUPLEMENTO OS SENTIDOS COMPLETAR.
AO ETERNO PAI CANTEMOS A JESUS, O REDENTOR,
AO ESPÍRITO EXALTEMOS, NA TRINDADE ETERNO AMOR.
AO DEUS UNO E TRINO DEMOS A ALEGRIA DO LOUVOR.
AMÉM!

Pres: Do céu lhes destes o pão.
Ass: Que contém todo o sabor.
Oremos. Deus, que, neste admirável sacramento, nos deixastes o memorial de vossa paixão, concedei-nos a graça de venerar de tal modo os sagrados mistérios de vosso corpo e sangue, que possamos experimentar sempre em nós o fruto de vossa redenção. Vós que viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo.
Ass: Amém.

Neste momento o que preside dá a bênção ao Santíssimo.

Após a bênção faz-se o ato de louvor.

ATO DE LOUVOR

Pres: Bendito seja Deus.
Ass: Bendito seja Deus.


Faz-se o mesmo esquema com todas as invocações.

Bendito seja o seu santo nome.
Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Bendito seja o nome de Jesus.
Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração.
Bendito seja o seu Preciosíssimo Sangue.
Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do altar.
Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.
Bendita seja a grande mãe de Deus, Maria Santíssima.
Bendita seja sua santa e Imaculada Conceição.
Bendita seja sua gloriosa Assunção.
Bendito seja o nome de Maria, virgem e mãe.
Bendito seja são José, seu castíssimo esposo.
Bendito seja Deus, nos seus anjos e nos seus santos.


Pres: Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu.
Ass: O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Pres: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. 
Ass: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Pres: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass: Assim como era no princípio agora e sempre. Amém.

Pres: Graças e louvores sejam dados a todo momento.
Ass: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. (3x)

Encerra-se, então, a Adoração ao Santíssimo.

CANTO

ADORAI, ADORAI, ADORAI
O DEUS ETERNO E CRIADOR
ADORAI, ADORAI, ADORAI
O DEUS ETERNO E CRIADOR

O DEUS QUE FEZ O CÉU, A TERRA E O MAR
VOCÊ E EU, ADORAI O DEUS DE AMOR!
O DEUS QUE FEZ O CÉU, A TERRA E O MAR
VOCÊ E EU, ADORAI AO DEUS DE AMOR!

VAMOS JUNTOS DAR AS MÃOS
VAMOS SIM LOUVAR A DEUS
ELE MERECE A NOSSA ADORAÇÃO!
VAMOS JUNTOS DAR AS MÃOS
VAMOS SIM LOUVAR A DEUS
ELE MERECE A NOSSA ADORAÇÃO!