Este site não tem nenhuma ligação com a realidade. Somos a representação da Igreja Católica no jogo Minecraft.

Decreto de Elevação Paroquial - Capela Bom Jesus dos Perdões | Prot. 005/24

  DOM PEDRO SCHNEIDER CARDEAL PAROLIN 
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
ARCEBISPO METROPOLITANO DE APARECIDA 

odos os que destas memoráveis letras tomarem conhecimento, cordiais saudações, paz e afetuosa bênção de Nosso Senhor Jesus Cristo.

"A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular" (Sl 188,22)

Na Cristologia das primeiras comunidades, este versículo se aplicava perfeitamente a Jesus. Ele, rejeitado pelos homens, foi escolhido por Deus para dar continuidade ao plano de salvação. Deus escolheu justamente aquele rejeitado. Vemos a rejeição de Jesus desde o momento de seu nascimento, onde não havia lugar para ser acolhido (Lc 2,7). E segundo o evangelista Mateus, o rei Herodes procurava o menino para matá-lo.

Na narração de sua paixão e morte, mais uma vez é rejeitado: desta vez, até pelo Pai. Jesus foi condenado a morte pelas autoridades da época e pelo povo reunido ali. Pode-se dizer que as narrativas foram redigidas exatamente para mais uma vez destacar esta rejeição de Jesus. "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?" (cf. Sl 22,1). No momento em que Jesus padecia na cruz para lavar nossos crimes, até mesmo o Pai o rejeitou, para que, assim, se cumprisse o plano da salvação. No entanto, foi exatamente o rejeitado que Deus exaltou, fazendo dele o fundamento de seu reino.

Desta pedra que foi rejeitada, emanam todas as igrejas e templos sagrados. Cada templo tem seu valor tanto sagrado como histórico, e observando isto, volto meus olhares a Capela Bom Jesus dos Perdões, pertencente a esta Arquidiocese. Este antiquíssimo templo tem um enorme valor histórico para nossa Igreja Particular.

Portanto, tendo analisado a situação do Clero, e da necessidade do povo de Deus, da criação de Paróquias para mais assim, favorecer o culto a Cristo, sob a orientação do Paráclito, com a autoridade que nos foi conferida, DECRETO a ELEVAÇÃO da Capela Bom Jesus dos Perdões, a dignidade de PARÓQUIA, sendo considerada Igreja Matriz, com todos os direitos condizentes as Paróquias e as Igrejas Matrizes. Ainda, sejam tombadas, as preservando para toda a eternidade, até a volta do Ressuscitado. 

Por fim, pedimos que tenhais o cuidado possível, o Pároco, pois sendo a mesma com um valor inestimável, é necessário o zelo e amor com o sagrado. 

Não tendo mais nada a acrescentar, rogo bênçãos abundantes por intercessão do Bom Jesus dos Perdões. 

DADO PASSADO na arquiepiscopal cidade de Aparecida, sob sinal e selo de nossas armas, aos seis dias do mês de Março, do ano de 2024, sob a coroa pontifícia do Papa Paulo II.



Arcebispo Metropolitano de Aparecida

Mons. Bruno Alexandre 
Chanceler do Arcebispado