DOM GINALDO EMANOEL CARDEAL SILVA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
ARCEBISPO METROPOLITANO DE PARAÍBA DO SUL
DECRETO DE SUSPENSÃO
Ao clero e aos que se fazem saber, saudações,
bençãos e paz da parte de Cristo, nosso Senhor.
_________________________________
Tendo em vista o bem pastoral do Povo de Deus que nos foi confiado, atentos às exigências da evangelização, da disciplina e da adequada organização da vida eclesial de nossa Arquidiocese, e considerando a ausência reiterada, injustificada e a falta de participação efetiva nas atividades pastorais confiadas, e no uso das atribuições que nos são conferidas pelo Direito Canônico (cf. cânn. 381 §1; 1333; 1341; 1740), HAVEMOS POR BEM DETERMINAR E DETERMINAMOS, a partir da presente data, a SUSPENSÃO DO EXERCÍCIO DO MINISTÉRIO SACERDOTAL, nos termos do Direito Canônico, dos seguintes presbíteros:
I – Padre Luan Oliver, ficando suspenso do exercício público do ministério sacerdotal e de quaisquer encargos pastorais a ele confiados.
II – Padre Pedro Gomes, ficando igualmente suspenso do exercício público do ministério sacerdotal e de quaisquer funções pastorais.
Determinamos que os referidos presbíteros manifestem, no prazo improrrogável de 30 (trinta) dias, contado a partir da publicação deste decreto, expresso interesse na continuidade do ministério, bem como retomem efetiva participação e presença nas atividades pastorais, conforme orientação desta Autoridade Eclesiástica. O não cumprimento do disposto no parágrafo anterior, seja por omissão, ausência de manifestação formal ou persistência na falta de participação pastoral, acarretará a abertura dos procedimentos canônicos cabíveis para a DEMISSÃO DO ESTADO CLERICAL, conforme o Direito Canônico vigente.
Os referidos presbíteros deverão observar com obediência e espírito de comunhão as disposições aqui estabelecidas, abstendo-se do exercício de atos próprios do ministério ordenado enquanto perdurar a presente medida. O presente decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Dado e passado na Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Paraíba do Sul, aos 01 dias do mês de janeiro do ano do Senhor de 2026.
Arcebispo Metropolitano
.png)